Coração Maligno

Ele nos dá muitos problemas e desesperos
(Cristiane Cardoso)


Ele brinca conosco como em um jogo. É difícil ter que admitir, mas é verdade. Essa parte de nós, por onde flui tanto amor, também nos trás muitos problemas e desesperos.
O coração é a pior parte do ser humano, pois não avalia as conseqüências, apenas se importa em atender aos seus próprios desejos. Ele tem sido a razão da luta de muitos homens e mulheres de Deus.

Enquanto a inteligência conclui que é melhor se afastar dos impulsos do coração, ele leva a pessoa a esses desejos, deixando-a confusa e ansiosa. Isso a impede de dormir à noite, pensando em como ceder a tais caprichos, sem ferir tantas pessoas ao redor.

Pode-se claramente ver que é errado ceder ao que o coração insistentemente pede. Mas existem pessoas que não conseguem negar porque quando o faz, o coração bate cada vez mais forte. A mente tenta outras soluções, mas não há outra saída a não ser dar o braço a torcer.

Casamentos e relacionamentos acabam dessa maneira e, como se isso não fosse suficiente, nosso próprio relacionamento com Deus também termina assim, atendendo às vontades do coração. Ele é mau, acima do que nosso entendimento possa alcançar. O que ele quer é ir contra o senso comum, ir contra o próprio Deus. As pessoas tentam justificar dizendo que foram fracas ou que os outros não a entenderam bem, ou até que se apaixonaram por outra pessoa... Mas essas são apenas desculpas que sua inteligência formulou para que elas atendessem aos desejos do coração, sem que houvesse sentimento de culpa.

Temos que reconhecer o fato de que o nosso coração é maligno. Não significa que somos malignos, apenas quer dizer que somos humanos e que temos que viver pela fé, que age e contraria a emoção derivada dele. A fé nos faz ficar paralisados diante dos desejos que vêm do coração. Enquanto ele insistentemente nos pede para fazer algo errado, nossa fé o cala diariamente.

Apenas aqueles que vivem pela fé estarão ainda na fé quando os últimos dias se aproximarem. Aqueles que vivem seguindo o coração não estarão mais por perto durante muito tempo, porque ele (que é extremamente maligno) os levará a lugares que se arrependerão pelo resto de suas vidas, incluindo lugares aonde a presença de Deus não poderá ser encontrada.

Estas não são apenas palavras de sabedoria ou de um livro lido em algum lugar. Essas palavras vêm de trágicas experiências testemunhadas, onde as vítimas foram pessoas como nós, que um dia fizeram tudo o que podiam para viver uma vida cristã. Porém, o coração as enganou terrivelmente, levando-as a viverem afastadas da fé. Ainda que tentem voltar àquilo que as tornaram as pessoas mais felizes do mundo, elas simplesmente não terão forças para isso. O coração as condena constantemente como um juiz mau.

Como a Palavra Daquele que conhece o número de cabelos em nossa cabeça diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações.” (Jeremias 17:9-10)

Ele destrói mais vidas do que o próprio diabo!

Um comentário:

  1. Olá Vanessa, gostei da mensagem. Um abraço e Deus abençõe.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz quando você deixa um comentário:

Venha nos acompanhar...